![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh9WxlYxaqWRaMtnYnoqH9ffK0S3JAk-G6dVPtFgsCaRimw3JQZOJDO9JAGaSFHFZsjgzKQjfiMUzSEh0qUMJRrOXQxRPdcFBACzrpoLruo2bVTKwfJX1bGN0wf3fJycYe48qPj2Y0wAw/s320/diretasja.jpg)
O dia 1º de novembro de 1979 marca a volta dos primeiros brasileiros exilados no exterior pela Ditadura Militar. Eles foram beneficiados pela Lei da Anistia, primeiro ato marcante do governo do general João Batista Figueiredo, e que estava inserido no processo de abertura política "lenta, gradual e segura" iniciada no governo do general Ernesto Geisel.
A luta pela anistia no Brasil havia começado timidamente desde 1968 por meio dos estudantes, jornalistas e políticos e, com o passar dos anos, foi somando adesões de populares. Em todo o País e no exterior foram formados comitês que reuniam filhos, mães, esposas e amigos de presos políticos. O objetivo dessas entidades era a defesa de uma anistia ampla, geral e irrestrita a todos os brasileiros exilados no período mais rude da repressão política. Mas também funcionavam como órgãos de prestação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiN2VJnf_SPcxVhiSD7ARegSH4k1rqfdWW5uBBXK5fx9FAkz53_A3MWKJ_V12yI2TvGbpacM0TqhkkEaHkcOvQWtnyp-LvIfbEAe8k6h3BojJs_olO3waKYLt8bgdwUWB0dN6aAzjc3n5k/s320/Diretas+Ja+-+BRESCOLA.jpg)
Diante desses movimentos, o governo encaminhou ao Congresso o seu projeto, em junho de 1979. Antes, ele já havia rejeitado a proposta do partido de oposição MDB, que previa a anistia ampla, geral e irrestrita. O projeto governista atendia apenas parte do apelo nacional, porque excluía os condenados por terrorismo e favorecia os militares, incluindo os responsáveis pelas práticas de tortura.
Chegado o ano de 1982, estes partidos disputaram eleições para os governos estaduais e demais cargos legislativos. Mediante esse novo quadro, membros de oposição da Câmara dos Deputados tentaram articular uma lei que instituísse o voto direto na escolha do sucessor do presidente João Batista Figueiredo. Em 1983, essa movimentação tomou a forma de um projeto de lei elaborado pelo deputado peemedebista Dante de Oliveira.
A divulgação da chamada “Emenda Dante de Oliveira” repercutiu entre vários grupos mais politizados das capitais e grandes cidades do país. Em um curto espaço de tempo, membros do PMDB, PT e PDT passaram a organizar grandes comícios onde a população se colocava em favor da escolha direta para o cargo de presidente. Com a repercussão tomada nos meios de comunicação, essas manifestações se transformaram no movimento das “Diretas Já!”.
abertura dentro do direito é um sigilo figueiredo com a lei de anistia restaurou o congresso e tinha partidos politicos como arena e mdb que seriam porta vozes a ditadura nao tinha informaçao precisa as diretas surgiram como um erro de calculo da ditadura um militarismo para ser invencivel tem que ter quem faça o trabalho mental
ResponderExcluirMais um erro dos militares ... Permitir a volta dessa escória pro Brasil !
ResponderExcluir